Quem não gosta de sentar no sofá e assistir um bom filme, documentário ou série? E que tal juntar o lazer com a sua área de atuação?
Se você é um médico ou estudante de medicina em busca de uma forma diferente e interessante de aprender mais sobre a área médica, filmes, séries e documentários podem ser uma excelente opção. E mesmo se você não trabalha diretamente na área da saúde, essas obras podem ser uma fonte de entretenimento e informação valiosa. Aqui estão algumas sugestões de filmes, séries e documentários sobre medicina que todo médico deve assistir:
- The English Surgeon: o documentário conta a história do médico britânico Henry Marsh que trabalha na Ucrânia e demonstra realmente se importar com aquelas pessoas que entram em seu consultório, provocando uma reflexão sobre a relação médico-paciente e sobre a desigualdade presente nos sistemas de saúde.
- O Paciente Inglês: o filme se passa durante a Segunda Guerra Mundial e aborda temas como o trauma físico e emocional, e o amor em tempos de guerra.
- Take Your Pills: o documentário lançado pela Netflix em 2018 traz a reflexão sobre o excesso de medicalização que se tornou cada vez mais forte nos últimos anos, trazendo casos de estudantes, trabalhadores, atletas e até policiais que fizeram uso abusivo de medicamentos.
- Sob Pressão: a série brasileira se passa em um hospital público do Rio de Janeiro e tem como tema a vida dos profissionais da saúde, suas dificuldades diárias com pacientes, familiares e até mesmo com o descaso do governo sob a saúde pública.
- The Good Doctor: série de bastante sucesso que trata sobre como o distúrbio psíquico é encarado pelas pessoas. O personagem principal, um médico autista, tem sua capacidade contestada diversas vezes por pacientes e colegas de trabalho, mas sempre se mostra brilhante, levando os demais a se adaptarem com sua deficiência.
Essas são apenas algumas sugestões de filmes, séries e documentários sobre medicina que todo médico deve assistir. Além de serem fontes de entretenimento, essas obras podem ajudar a ampliar sua área de conhecimento e de atuação, além de trazer reflexões sobre tópicos importantes dentro da medicina.