A memória é a base do seu aprendizado

A memória é a base do seu aprendizado

Navegue pelo conteúdo

De mesmo título, o capítulo 3 do livro Aprendizado Sem Limites trata sobre a importância da memória para o processo de aprendizado. Nosso cérebro é um grande depósito de informações que recebemos durante toda a nossa vida e a memória é quem as traz de volta quando precisamos. Sim, é normal esquecermos algumas coisas, simplesmente significa que a informação não foi armazenada em um local permanente. Para entender melhor sobre isso, vamos aos 3 tipos de memórias:

  1. Memória rápida: onde as informações recebem poucos minutos de armazenamento. É uma memória superficial, onde o cérebro entende que não precisará dessa informação depois.
  2. Memória de transição: acontece quando, por exemplo, você estuda um conteúdo para uma prova importante mas não o retoma depois e acaba esquecendo
  3. Memória definitiva: aqui se entende o motivo para se frisar tantas vezes que a revisão é fundamental para os estudos. Diferentemente do que acontece com a memória de transição, você volta naquele conteúdo que foi estudado e, consequentemente, o fixa.

Podemos concluir então que um estudo superficial, sem toda a atenção necessária e que não é feito uma revisão não é um estudo eficiente, já que chegará até no máximo à memória de transição. A partir do entendimento de como ocorre o aprendizado fica mais fácil de montar um planejamento de estudo que inclua a revisão constante do conteúdo. Use seu cérebro a seu favor.

Depois de entender sobre o funcionamento conseguimos também reconhecer quais são as capacidades cognitivas que são usadas para fixar o conteúdo e em seguida encontrar quais são os subtipos de aprendizagem, o que direciona o estudo. Entre tantos, vamos citar os 3 principais:

  1. Ansioso-produtivo: são aqueles que pensam em quantidade. Estudam muitos conteúdos, respondem muitas questões, assistem muitas vídeoaulas e fazem inúmeros resumos. Mas isso provoca um aumento da ansiedade, a pessoa paralisa ao atrasar algo e não consegue seguir em frente. Ela coloca mais coisas no dia do que realmente consegue fazer e esse é o seu erro
  2. Procrastinador: são aqueles que sabem de suas demandas do dia mas deixam tudo para o último segundo e acabam não fazendo nada ou de forma mal feita. Esse perfil também paralisa e não consegue seguir a diante
  3. Perfeccionista: são aqueles que tudo precisa estar perfeito, caso contrário, paralisa e não consegue prosseguir

Para todas essas pessoas é necessário uma coisa essencial, que fará com que elas melhorem tanto a qualidade de vida quanto os estudos. Sabe o que é? Ter um planejamento adequado.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Cadastre-se e fique sempre informado com nossa Newsletter

Acompanhe nossas redes sociais

CONTATOS

(62) 99156-0779

admin@ipmeducacao.com.br

Av. Arumã nº 129 Parque Amazônia - Goiânia/GO

LINKS ÚTEIS

Contato

Termos de uso

Políticas de privacidade