Por que fazer Psiquiatria?

um doutor psiquiatra consultando um senhor de idade em um consultório médico, sentados em cadeiras laranjas com um quadro ao fundo de um cérebro

Por que fazer Psiquiatria?

Navegue pelo conteúdo

O Crescimento da Psiquiatria

Antigamente subestimada entre as especialidades médicas, a Psiquiatria emergiu como uma das mais disputadas nos concursos de Residência. Essa ascensão reflete transformações sociais, avanços na prática médica e uma nova valorização da saúde mental.

Vantagens da Psiquiatria

Como psiquiatra, você terá a oportunidade de ajudar pacientes a lidarem com doenças mentais, que, embora não tenham alta mortalidade, afetam profundamente a vida das pessoas. Por isso, possibilitar a recuperação de um paciente com depressão grave ou ajudar alguém a controlar sua ansiedade incapacitante pode ser uma das experiências mais gratificantes na medicina.

Encontre um método de estudo compatível com seu perfil de aprendizado, rotina e objetivo.

Diversidade e Profundidade

Lidamos com uma ampla gama de condições, incluindo depressão, ansiedade, transtornos do pânico, esquizofrenia e dependência química, o que oferece uma prática clínica rica e variada. A relação médico-paciente na psiquiatria é vivida na sua forma mais profunda: as consultas e o acompanhamento a longo prazo promovem um entendimento profundo das reais experiências e necessidades dos pacientes.

Oportunidades de Carreira

Como uma especialidade essencialmente clínica, psiquiatras geralmente podem atuar tanto em consultórios quanto clínicas de internação. Com o movimento de desospitalização na saúde mental, este último oferece menos oportunidades, mas ainda é imprescindível: muitos transtornos mentais graves vão requerer cuidado supervisionado intensivo hospitalar. O psiquiatra também é frequentemente acionado para realização de perícias e junta médicas, e há muitas oportunidades em colaboração com a área forense. Importante notar que a natureza ambulatorial da maioria dos tratamentos psiquiátricos permite horários de trabalho mais previsíveis.

Desafios e Superações

É claro que nem tudo são flores: lidar com essas pessoas com transtornos complexos pode ser emocionalmente desgastante. Não se preocupem: na residência médica, vocês aprenderão a dominar ferramentas que lhes ajudam a preservar a sua saúde mental também!

Conclusão: Uma Carreira de Impacto

Apesar dos avanços, ainda existe um estigma significativo associado à profissão, tanto na sociedade quanto dentro da própria comunidade médica. Psiquiatras frequentemente precisam lidar com preconceitos e desinformação. Por outro lado, é inegável que a maior procura por essa especialidade também reflete uma mudança na percepção pública e a ênfase na saúde mental como componente essencial do bem-estar geral têm contribuído para essa evolução.

A psiquiatria é uma carreira que vai exigir empatia, resiliência e um compromisso contínuo com a aprendizagem e a inovação, mas que também é altamente recompensadora e impactante para aqueles que a escolhem seguir.

Por Priscilla Abrahão  

Psiquiatra pela UNIFESP

Conheça a nossa Pós-Graduação em Psiquiatria.

Compartilhe esse artigo

Leia também

Cadastre-se e fique sempre informado com nossa Newsletter

Acompanhe nossas redes sociais

CONTATOS

(62) 99156-0779

admin@ipmeducacao.com.br

Av. Arumã nº 129 Parque Amazônia - Goiânia/GO

LINKS ÚTEIS

Contato

Termos de uso

Políticas de privacidade