O pomodoro é uma das técnicas de estudos mais defendidas e utilizadas na atualidade. Muitas pessoas recomendam, gravam lives e até fazem pomodoros em grupo. Mas uma coisa que muita gente não te diz é que ele só funciona no começo. É um método em que você vê que funciona, mas que não é sustentável a longo prazo. Hoje vim te falar um pouco sobre o que eu penso sobre isso e do que utilizo.
POMODORO TRAZ ANSIEDADE
A ideia é linda. Você foca durante um tempo e tira algumas pausas entre os estudos. Mas por que não funciona? Porque você faz isso:
- 25 minutos de netflix
- 5 minutos de estudo
- 25 minutos de redes sociais
- 5 minutos de estudos
- …
“Ah, Pedro, você tá exagerando!”
Abre uma aba aí no navegador e pesquisa no google o ano em que o pomodoro foi criado.
O pomodoro é uma técnica antiga para um estilo de vida antigo. Estamos falando de uma sociedade que não existia redes sociais, computadores domésticos e celulares. Faz um experimento (ou melhor… você já deve ter feito). Consegue manter 2 horas líquidas fáceis de pomodoro? A realidade é que nossa atenção fica muito difusa, e isso causa ansiedade.
Você começa a estudar, cumpre os 25 minutos, aí durante os 5 minutos de descanso acessa as redes sociais. Nesse tempo seu parente reclama de um problema e você fica bitolado com aquilo. Ou seu chefe vem com uma nova demanda e você perde o foco no que tava fazendo.
O pomodoro foi criado em uma época em que não tínhamos redes sociais. Lembre-se disso.
25 MINUTOS?
Desde os anos 80, época em que o pomodoro foi desenvolvido, até hoje, muita coisa na neurociência se desenvolveu. A gente compreende o cérebro hoje muito mais que antigamente e temos que usar isso ao nosso favor.
Focar durante 25 minutos em algo é relativamente bom no começo. Você não tem pique para fazer aquilo e usa esse tempo. Mas falando de estudantes de alto rendimento, 25 minutos não se encaixa na maioria das pessoas.
Como isso funciona? Para entender sobre isso, temos que falar sobre o estado de flow. Esse estado mental ocorre quando estamos imersos tão profundamente na atividade que não percebemos inteiramente o que estamos fazendo e nem por quanto tempo fazemos. Ele aparece mais em esportes e jogos que tem regras claras e objetivos claros. Na vida real é um pouco mais difícil mas você pode usá-lo ao seu favor!
Para entrar no estado de flow é necessário muito mais que 25 minutos. Hoje, segundo a neurociência, sabemos que a maioria das pessoas conseguem focar mais ou menos de 40 a 50 minutos. Com um tempo como esse sua atenção é capaz de focar inteiramente no estudo e conseguir render de forma excelente.
Existem alternativas
Então o que posso utilizar no lugar do pomodoro? É aí que entrei na cena e desenvolvi o Descanso Ativo Cerebral (DAC). Uma metodologia de gerenciamento de tempo que aprimora o método pomodoro e lida com as desvantagens do próprio pomodoro.
Para fazer o DAC você precisa do mesmo que o pomodoro: um relógio. Vou te ensinar como fazer:
- 45 minutos de estudo
- 5 minutos de descanso
- Não pode pegar no celular (vai dar uma andada e beber uma água)
- Faltando 40 segundos você faz algum exercício que aumente sua frequência cardíaca (pode ser polichinelos) e volta a estudar
- 45 minutos de estudo
- 25 minutos de descanso
- 20 minutos no celular como quiser
- 5 minutos daquele jeito que falei (vai dar uma andada, comer algo, fazer polichinelo)
Aí o ciclo continua!
Entendeu people? Te ajudei? Então me segue para mais dicas. Até mais!